Consultas Clínicas
Medicina Física e de Reabilitação (Fisiatria)

A Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou Fisiatria é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as subsequentes a patologias traumáticas, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardiorespiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras. A Medicina Física e de Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens. A MFR é uma especialidade médica autónoma, cujo objetivo reside na promoção da função física e cognitiva, da atividade (incluindo os comportamentos), da participação (incluindo a qualidade de vida) e na modificação dos fatores pessoais e ambientais. É responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamentos e organização do programa de Reabilitação dos indivíduos com patologias médicas incapacitantes e co-morbilidades em todos os grupos etários (in Livro Branco de MFR).

De acordo com a definição acima descrita da especialidade, a nossa equipa pretende assegurar a melhor qualidade de vida dos nossos pacientes, visando a sua independência de terceiros para as atividades de vida diária e a sua plena integração na sociedade a que pertence.

Cardiologia

Especialidade dedicada ás doenças do coração.

As doenças foro cardíaco e vascular continuam a ser a principal causa de mortalidade e morbilidade em Portugal. Tenha uma atitude pró-ativa, e assegure uma observação e orientações terapêuticas nesta área tão importante da sua saúde.

PSIQUIATRIA

Mente Sã, em Corpo São.

Prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as patologias do foro psíquico emocional e comportamental. O stress também mata!

PODOLOGIA

A saúde dos seus pés.
Os nossos Podologistas são especializados na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afectam os seus pés e as suas repercussões no seu organismo.

Confeção de palmilhas adequadas a cada patologia e pessoa.

Áreas de Intervenção
REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR

O nosso Programa de Reabilitação Cardiovascular foi o primeiro a funcionar no norte do país. Trabalhamos para um serviço de excelência, de acordo com as normas internacionais, através de uma equipa multidisciplinar, especializada, integrando elementos das áreas de Fisiatria, Cardiologia, Psiquiatria, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Decorre em instalações e ambiente próprios, que permitem tratar os doentes com eficácia e segurança.

O Programa visa a readaptação ao esforço dos doentes, e a profilaxia secundária da doença coronária, pelo controlo dos fatores de risco.

NUTRIÇÃO

Uma alimentação equilibrada é essencial para uma vida com saúde.

Os nossos profissionais dar-lhe ão todas as orientações para uma alimentação saudável, preventiva de muitas situações patológicas. Se sofre de alguma doença, como a diabetes, a sua dieta deverá ser cuidadosamente elaborada, tendo em conta as suas preferências pessoais.

REEDUCAÇÃO VESICO-ESFINCTERIANA

Tratamento da incontinência urinária (feminina ou masculina) com resultados comprovados, evitando frequentemente a necessidade de cirurgia.

Feita através de estimulação dos músculos perineais, com tomada de consciência do trabalho efetuado pelo próprio doente e com a colaboração deste, através de técnicas de biofeedback.

Situações menos frequentes como a incontinência anal ou determinadas disfunções sexuais são também passíveis de tratamento por este método.

TERAPIA DA FALA

As perturbações da fala quer de origem neurológica, quer de origem otorrinológica, as dificuldades de leitura e de escrita ou de compreensão da palavra dita ou lida são patologias que necessitam de terapia da fala.

A comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.

Também os problemas de deglutição são tratáveis por Terapeutas da Fala

MASSAGEM FACIAL

Como qualquer outro músculo, os faciais também sofrem contraturas e cansaço com o stress do dia.

A massagem facial promove o relaxamento e estimula a função normal do músculo e dos vasos sanguíneos da região, podendo impedir a formação de novas linhas de tensão.

É relaxante, revitalizante, restabelecendo a firmeza da pele e eliminando o stress e a fadiga.

MASSAGEM REFLEXA
Através da massagem dos tecidos periféricos é possível estimular certas áreas do Sistema nervoso autónomo, produzindo modificações nas estruturas internas do organismo
REFLEXOLOGIA PLANTAR

Este tipo de tratamento utiliza o fenómeno de representação na região plantar dos pés, por via reflexa, da imagem global do corpo. Torna-se assim possível através de massagem de determinada zona do pé e segundo determinada técnica, influenciar um órgão interno.

GINÁSTICA PÓS-PARTO E MASSAGEM DO BEBÉ
Para o casal a partilha de experiências e a vinculação pai/mãe/bebé é muito importante. Neste sentido apresentamos o curso de ginástica pós parto e massagem do bebé, com o objectivo de promover a recuperação física e a tonificação muscular das mães e ensinar os pais a massajar o seu bebé, o que os ajudará a reduzir os episódios de cólicas e choro e a promover a relação de intimidade com o seu filho.
ACUPUNCTURA

Método terapêutico com origem na Medicina tradicional oriental para tratamento de dores e outros sintomas, bem como auxiliar na cessação tabágica e no apoio às dietas de emagrecimento. Com a acupunctura reconquiste o seu equilíbrio.

A Acupunctura funciona através da inserção indolor de finas agulhas em pontos específicos do corpo, pontos esses que influenciam as funções dos órgãos internos, restabelecendo assim o seu normal funcionamento.

Técnica reconhecida pela OMS ( organização mundial de saúde) para tratamento de várias patologias.